decisãoaltamira-corpo.jpeg

Após ajuizar Ação Civil Pública, a Defensoria Pública do Estado conseguiu liminar favorável contra os municípios de Altamira e Vitória do Xingu, e a empresa Norte Energia S.A. O objetivo é a garantia dos serviços de saúde dos ribeirinhos em meio a pandemia da Covid-19.

A ACP, sob pedido de tutela provisória, foi deferida de acordo com artigo 300 do Código de Processo Civil, onde no prazo de 10 dias, os municípios de Altamira e Vitória do Xingu em conjunto com a Norte Energia S.A. deverão apresentar o Plano de Atendimento Emergencial e Traslado dos ribeirinhos que residem em torno Usina Hidroelétrica Belo Monte e das localidades próximas à Vitória do Xingu. A finalidade é que se estabeleça um canal de comunicação entre a secretaria municipal de saúde e os moradores, além de realização de atendimento móvel ou disponibilidade de postos de referência ao atendimento de doentes pela Covid-19.

A decisão também requer que os municípios e a Norte Energia forneçam máscaras, álcool em gel, medicamentos e insumos para o funcionamento dos postos de atendimento e/ou posto de referência assim como adotem medidas de comunicação para que garanta o acesso à informação no interior das comunidades ribeirinhas.

Leia AQUI a ACP do Município de Altamira.

Leia AQUI a ACP do Município de Vitória do Xingu.


Texto: Caio Mascarenhas


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...