11102018_castanhal_1.jpg

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA), do Núcleo Regional do Guamá, em Castanhal, juntamente com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, realizaram um encontro para debater sobre adoção. Em reunião no Fórum de Justiça da Comarca de Castanhal, foram discutidas as práticas de adoção legal e entrega legal, e como as pessoas interessadas podem procurar a justiça.

O encontro buscou esclarecer assuntos como a adoção legal, quando os interessados em adotar procuram o poder judiciário e se habilitam à adoção, efetuando a sua inscrição no Cadastro Nacional de Adoção. Também a adoção por eleição, quando a grávida, a mãe ou um terceiro elege, à revelia Estado, quem irá ”adotar” aquela criança ou adolescente.

A defensora pública que atua no NAECA de Castanhal, Alba Aline Mourão, destacou a necessidade de esclarecer à população sobre a adoção. “Busco esclarecer a população a fazer o procedimento correto de adoção e orientar profissionais de diferentes segmentos a reconhecer situações de grávidas, casais com alguma criança sem filiação biológica, a procurarem os meios legais de adoção, além da regularização de casos que já se estabeleceram, com pedido de guardas judiciais”, relatou.

Além da importância da comunicação com o público, a defensora enfatizou o marco que foi a reunião e a procura de meios para divulgação. “Foi o início de uma nova fase em que a gente passa a atuar com a população em geral, para não ter medo de procurar atendimento, tirar dúvidas ou regularizar a situação. Agora o objetivo é fazermos parcerias com as mídias para nos auxiliar e levar as informações sobre a adoção legal para as pessoas”, finalizou.

 

Texto: Caio Barreto

Fotos: Divulgação


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 14:00

Endereço

Prédio SEDE
Rua Padre Prudêncio, nº 154, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66019-080
Fone: (91) 3201-2700
Central de Atendimento
Rua Manoel Barata, nº 50, Belém - Pará - Brasil.
CEP: 66015-020
Fone: (91) 3239-4050

Defensorias Públicas

Homologado Para

Desenvolvido por: Equipe sistemas NTI e Equilibrium Web
Aguarde, carregando...