Defensoria Pública capacita servidores e estagiários em Marabá_corpo.png

Nos últimos dias 02 e 03 de outubro, na sede do Núcleo Regional de Carajás, em Marabá, sudeste paraense, a coordenadora do Núcleo de Atendimento Referencial, Symonne Filocreão, realizou capacitação para o atendimento ao público para os servidores e estagiários que atuam na cidade. Esta é a primeira vez que a capacitação deixa a capital e é realizada em um Núcleo Regional.

A idealização do curso foi do coordenador do Núcleo, defensor público Francelino Silva. Segundo ele, o curso pretende priorizar um atendimento mais humanizado, além de padronizar com o que já ocorre em Belém. “A capacitação foi muito útil para os servidores de Marabá, onde aperfeiçoaram suas técnicas. Quem ganhou com isso foi os assistidos, que recebem outro olhar, ainda mais humanizado, no atendimento”, relatou o coordenador do Núcleo.

No curso, temas como foco, atenção, valores, expectativas do usuário, missão da Defensoria Pública e princípio do pertencimento, com o intuito de destacar o serviço da instituição, em matéria teórica e por meio de dinâmicas que são vivenciadas pelos assistidos nos mutirões sistêmicos, que são realizados em Belém.

Symonne Filocreão destacou a importância da realização do curso na Regional. “Queremos nos aproximar de um atendimento padronizado, alinhado à missão institucional e perfil do nosso usuário, evitando informações desencontradas.”, pontuou. Ainda de acordo com a defensora, os assistidos receberão um melhor atendimento por parte dos servidores e estagiários da Defensoria Pública do Estado do Pará. “Que ele receba uma informação clara, precisa e de um modo humanizado. Alguns servidores estão ali desde 1987, e nunca tinham feito um curso de atendimento ao público. Acredito que tenha sido bastante proveitoso, pois os relatos foram nesse sentido”, finalizou.

Quem trabalha no Núcleo Regional comemorou a capacitação. “Foram dois dias maravilhosos, pois conhecimento sempre é muito bom e acredito que tenha sido ótimo pra todos. É algo que deveria se repetir anualmente. Amei conhecer a defensora Symonne, ela é ótima, explicou tudo da melhor maneira possível, foi clara e precisa. Fez com que cada um de nós fizesse uma autoanálise sobre nós mesmos”, disse Susane Souza.

Texto: Caio Barreto e Camila Madureira