01102018_visitaimagemperegrina_4.JPG

No início do mês de outubro, o paraense vibra com a chegada de uma das maiores manifestações marianas do mundo: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Todos da cidade param para ver as homenagens à Virgem Maria e na Defensoria Pública do Estado não poderia ser diferente. Nesta segunda-feira, 1º de outubro, a imagem peregrina da padroeira dos paraenses visitou o prédio sede da instituição e foi recebida pela Defensora Pública Geral, Jeniffer de Barros Rodrigues, diretores, coordenadores, defensores públicos, servidores, estagiários e assistidos, que ficaram emocionados com o rito da bênção, realizado no Núcleo de Atendimento Referencial (Nare).

01102018_visitaimagemperegrina_3.JPG

Na abertura, a Defensora Pública Geral comemorou a visita da imagem peregrina na Defensoria Pública. “Agradeço a Diretoria do Círio, aos Guardas da Santa, ao cônego Roberto Cavalli, aos membros e aos assistidos que podem hoje compartilhar esse momento fé. Desejo a todos um feliz Círio de Nossa Senhora de Nazaré!”, enalteceu Jeniffer de Barros Rodrigues.

01102018_visitaimagemperegrina_10.JPG

Com o tema “Uma Jovem chamada Maria”, o Círio deste ano enfatiza o papel da juventude e as vocações, além de valorizar a presença feminina na Igreja. Segundo o cônego Roberto Cavalli Júnior, Cura da Catedral da Sé, o tema fala do chamado de Deus para as pessoas. “Para que possamos ouvir o chamado do Senhor, ao sim que Deus no faz, é necessário entender o sim de Maria, que é a Mãe da Humanidade”, disse durante a homilia.

01102018_visitaimagemperegrina_5.JPG

Otacília Gonçalves veio para um atendimento na Defensoria Pública e ficou feliz com a surpresa de encontrar com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. “O Círio, que é o Natal dos paraenses, é um dos momentos mais bonitos pra mim. Estou feliz e emocionada com esse encontro, por acaso, com Nossa Senhora de Nazaré”, comemorou a assistida.

01102018_visitaimagemperegrina_8.JPG

Trabalhando há mais de 30 anos da Defensoria do Pará, a assistente social e uma das coordenadoras da visita, Isabel Araújo fez questão de declarar sua devoção. “A sensação é indescritível, porque tudo que a gente faz por Maria é muito pouco. Pois ela foi a primeira discípula de Jesus, ela é o norte da nossa vida, ela é o norte de tudo, já que ela é a mãe de Jesus e a nossa Mãe também. E eu só peço a intercessão dela, junto a seu Filho, para que todos os anos a gente consiga fazer essa homenagem para nossa mãe, porque é uma grande honra receber a mãe de Jesus na nossa casa, no nosso local de trabalho”, revelou.

01102018_visitaimagemperegrina_9.JPG

Morador da cidade de Colares, Leonardo da Conceição Pinheiro, de 51 anos, veio até a Diretoria do Interior tentar agilizar, por meio da Defensoria Pública, uma cirurgia para tratar um câncer que tem no estômago. “Vim resolver sobre minha cirurgia e estou acompanhado da minha esposa. É uma benção muito grande ver Nossa Senhora. Eu fiquei com aquela emoção e tive certeza que com a fé eu vou ser curado”, revelou emocionado.

Peregrinações

Durante duas semanas, as peregrinações em preparação ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorreram em diversos Núcleos da Defensoria Pública do Estado do Pará. Na última sexta-feira, 28 de Outubro, o 15º Encontro finalizou os preparativos para a visita da imagem peregrina, no Gabinete da Defensora Pública Geral, Jeniffer de Barros Rodrigues, que contou com a presença de servidores do Gabinete e de outros Núcleos da instituição.

01102018_visitaimagemperegrina_2.JPG

As peregrinações antecedem a grande romaria do Círio de Nazaré e tem o intuito de levar evangelização aos devotos que recebem a imagem da Vigem Maria em suas casas ou locais de trabalho. “Evangelizar não só pela propagação da fé, mas em ações também, com posturas éticas e, principalmente, comprometimento com o próximo”, afirmou. “Qual o tamanho da nossa fé? A nossa fé está no sim de Maria, onde Deus nos propõe sins diários perante as dificuldades que a vida nos coloca. O Círio de Nazaré é muito importante para refletirmos o desafio da nossa fé”, finalizou Jeniffer de Barros Rodrigues.

01102018_visitaimagemperegrina_1.JPG

Texto: Gerlando Klinger