15032018_mariellefranco_1.jpg

A Defensoria Pública do Estado do Pará recebeu, com profunda consternação, a notícia da morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada na noite da última quarta-feira, 14 de março, após a saída de um debate com mulheres negras no centro da cidade do Rio de Janeiro. Marielle foi a 5ª vereadora mais votada nas eleições de 2016, e atuava junto aos Direitos Humanos das comunidades cariocas.

A atuação da parlamentar destacava-se na defesa dos diretos dos moradores das comunidades de bairros pobres e favelas da cidade do Rio de Janeiro. No último domingo, a vereadora denunciou, pelas redes sociais, uma ação de policiais militares onde, segundo ela, moradores reclamaram da truculência dos policiais durante uma abordagem na comunidade.

Defensora nata da igualdade em sua essência, trabalhava em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, junto aos Núcleos que defendem os movimentos sociais, o direito à moradia, direitos humanos, transporte, defesa da mulher e igualdade racial. As bandeiras de Marielle Franco eram semelhantes à missão da Defensoria e versavam sobre a promoção dos direitos humanos.

Nascida no Complexo de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, Marielle Franco era socióloga e foi eleita vereadora da cidade do Rio de Janeiro com mais de 46 mil votos. Era formada em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em sua brilhante trajetória, foi coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado do deputado Marcelo Freixo. Trabalhou também em organizações não-governamentais, como a Brazil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM).

A Defensoria Pública do Estado do Pará se solidariza com as famílias das vítimas e pede rigidez nas investigações, a fim de que tragédias do tipo não ocorram mais.