O
Núcleo do Consumidor (NUCON) da Defensoria Pública do Estado participou de
reunião do Conselho de Usuários da TIM na última sexta-feira, 28, na busca pela
melhoria dos serviços prestados pela empresa de telefonia aos consumidores do
Pará. Mas a partir desta primeira participação ficou acertada que a instituição
deve comparecer a todas as reuniões da entidade, criada para a defesa dos
direitos dos usuários da operadora e melhoria dos serviços prestados.
Já
nesta reunião a Defensoria mostrou o funcionamento do Canal 0800, linha direta
entre a Tim e o NUCON, que busca agilizar as demandas que envolvem a operadora
na resolução de reclamações, sem precisar ajuizar ações na justiça. Outro ponto
foi a discussão de quais as principais demandas que chegam ao Núcleo do
Consumidor e uma reclamação que a Defensoria recebeu do Procon sobre o serviço
da operadora no município de
Medicilândia. A população solicitou que seja elaborada uma análise da qualidade do sinal e a ampliação do alcance.
O
Secretário Nacional do Conselho de usuários da TIM, Ricardo Alves, destacou o
trabalho feito pelo Núcleo do Consumidor da Defensoria e sua importância para
as conquistas dos consumidores nesta relação. Ele também afirmou que a Tim
responde a 100% das demandas discutidas nas reuniões.
O
coordenador do NUCON, defensor Arnoldo Péres, e Johnny Giffoni, participaram do
encontro e aproveitaram para convidar todos os membros do conselho a conhecerem
o Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública do Estado e seu funcionamento, com
o objetivo de estreitar laços e mostrar a dinâmica e rotina do núcleo.
O
Conselho de Usuários da Tim conta com a participação dos seguintes conselheiros: Marcos Souza Santos, Rosinaldo da Silveira, Paulo Bruno, Antônio Cláudio Alfonso e Débora Vieira. Foi criado a partir de uma iniciativa da Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de aproximar usuários da
telefonia móvel de operadoras e órgãos de defesa do consumidor, incentivando a
participação social para contribuir na melhor prestação de serviços. Existem
cinco conselhos de usuários, um em cada região do país e cada conselho se reúne
trimestralmente.
Texto:
Ana Letícia Tostes
Foto:
Divulgação